quinta-feira, abril 22

Alunos do Jardim-de-Infância de Carrazeda na BE

Hoje, vinte e quatro alunos do Jardim-de-Infância da vila vieram à Biblioteca Escolar ouvir o conto "O dia em que choveram chouriços" de José António Gomes. É uma história muito divertida e por isso foi uma manhã bem passada. A Catarina e a Madalena fizeram estes desenhos sobre a história:


No final, folhearam alguns livros do seu interesse e ficaram a conhecer melhor esta Biblioteca.

ÚLTIMAS AQUISIÇÕES DA BE



Dia Mundial do Livro

Notícia do “Diário de Noticias” deixa alunos do 12º A/B vaidosos

No último dia de aulas, entre as aulas de final de período, a missa pascal e os últimos preparativos para a viagem de finalistas, os alunos do 12º A/B foram entrevistados pelo jornal Diário de Noticias para falarem em pouco sobre o projecto da 100% S.A. e as suas ideias no combate e prevenção ao alcoolismo.
A notícia da página 17 do referido jornal intitulada “alunos combatem álcool e violência”, deixou os alunos orgulhosos do seu trabalho e com uma certeza: a de que vale a pena ter a intenção de alertar os jovens para o consumo de álcool responsável e consciente…beber com os amigos pode ser divertido, mas beber sistematicamente e irresponsavelmente pode levar a essa grande problemática que é o alcoolismo.
Pensem nisto e acreditem que é fácil não cair na teia desse problema.
E já agora, leiam o nosso panfleto e visitem-nos em: http://carrazeda100sa.blogspot.com

A nossa escola vai à televisão

No dia 01 de Abril , os alunos Vanessa Dinis e Paulo Almeida, do 12º A/B, foram ao programa “Tardes da Júlia”, da TVI. Acompanhou-os a professora Alice Costa e, mais uma vez fomos representar a nossa escola e falar da nossa mini - empresa 100% S.A..
Foi uma experiência única, onde deparamos com uma série de protocolos que não imaginávamos existir, tipo, maquilhagem, cabeleireiro, acompanhamento personalizado, parecia “coisa de televisão, pensámos nós…” e afinal não é que estávamos mesmo na TV?!!!!
Foi muito giro, e mais do que isso, foi importante levarmos o nosso projecto e a nossa escolinha a Portugal inteiro…somos uma escola do interior de Trás – os - Montes mas, quando queremos, empenhamo-nos e somos premiados pelo facto: foi o que aconteceu com o nosso projecto 100% SA que convenceu o júri do programa “Aprender a empreender” e , de um total de 125 projectos o nosso foi um dos seis seleccionados.
Da nossa ida à TVI só teve um pequeno senão: como eram seis as escolas, umas falaram mais do que outras e nós falámos apenas o que a senhora Júlia deixou! Afinal, a senhora mostrou que é de vernizes que entende e não de prevenção ao alcoolismo!!!

Escola EB2,3/ secundária ganha prémio e vai a Lisboa


No dia 20 de Março os alunos do 12º ano, turmas A, B e CPTIG foram à capital de Portugal visitar a Feira Internacional da Júnior Achivement (Já-Ye TRADE FAIR 2010 Lisbon). Esta teve lugar no centro comercial Colombo e contou com a participação de 30 países que deram a conhecer um pouco da sua cultura e o projecto que desenvolveram. Esta visita decorreu de um prémio ganho pelas turmas 12ºA/B com a criação de uma mini - empresa denominada 100% S.A. Este facto insere-se no programa “Aprender a Empreender” que envolve as turmas do 12º ano da nossa escola, é coordenado pela professora Alice Costa e conta com a ajuda do empresário Ferderico Lucas, que em regime de voluntariado, se desloca à escola e acompanha o desenvolvimento das duas mini -empresas da escola: a 100& S.A. e a CRZ innovation.
Das 125 escolas participantes, a nossa foi uma das seis premiadas, por conseguinte, os alunos Mariana Ribeiro e Rui Pedro Barata, representaram (e muito bem) nos dias 19,20 e 21 de Março a sua mini - empresa e a nossa escola na Trade Fair. Aí falaram aos diversos júris e visitantes da feira do projecto da 100% S.A., e é claro, falaram de Carrazeda de Ansiães, a vila transmontana de onde eram oriundos e até distribuíram alguns panfletos que a autarquia ofereceu. A professora Alice Costa acompanhou-os até à capital e em todas as tarefas que lhes foram propostas ao longo dos três dias.
Foi uma experiência gratificante e inovadora, permitiu -nos contactar com outros países, desde a Estónia, Reino Unido, Bélgica, Rússia, entre outros, conhecer diversos projectos e, acima de tudo, permitiu – nos concluir que afinal sempre vale a pena trabalhar e estudar pois vimos o nosso esforço e empenho premiados e elogiados.
Como refere Susana Fernandes, 12º B, “foi uma experiência nova que todos adoramos e esperamos no futuro conseguir entrar em mais eventos do mesmo género para assim divulgarmos o nosso serviço e as nossas ideias à sociedade portuguesa, visto que o nosso produto/serviço, visa melhorar um dos problemas que cada vez mais afecta os portugueses: o alcoolismo”.