quarta-feira, maio 13

Cientistas da EB1 de Pombal em Selores


No dia 7 de Maio de 2009, os alunos da escola do Pombal vieram à escola de Selores fazer experiências.
A primeira experiência era a do «balão a encher-se por magia», em que o vinagre juntamente com o bicarbonato de sódio faziam reacção e provocavam um gás, e com esse gás o balão enchia-se.
A experiência seguinte foi a dos «papéis que pulam». Esfregavam um balão numa camisola de lã e depois chegavam o balão aos bocadinhos de papel e eles agarravam-se ao balão.
Seguidamente foi a do «balão a jacto». Depois de se encher um balão segurou-se nele para não perder o ar. Passou-se um fio de pesca por dentro de uma palhinha prendeu-se ao balão com fita cola e esticou-se bem. Largou-se o balão, ele perdeu o ar e subiu.
A quarta experiência era o « balão a encher-se sozinho ». Nesta experiência havia um tubo sem balão e outro tubo com um balão, que estavam espetados numa tampa de um frasco cheio de ar, mas o que tínhamos de fazer para o balão encher era tirar o ar do frasco com a boca.
A última experiência era o « vulcão em erupção ». Nesta experiência havia um vulcão de barro em que os meninos meteram vinagre e bicarbonato de sódio no vulcão e também um corante verde. Depois de tudo junto o vulcão entrou em erupção.
A seguir fomos ao intervalo para brincarmos e convivermos um bocadinho com os nossos colegas de Pombal.
Por fim regressámos à sala para lhes entregar as lembranças que eram: um certificado de participação tipo folha de papiro dentro de um tubo de ensaio e ainda um chupa – chupa.
Depois o autocarro levou-os de regresso para a sua escola.
Eu gostei muito desta manhã e aprendi muitas coisas novas.


Daniel Ribeiro 4.º ano
EB1 de Selores.


Nenhum comentário: