quinta-feira, março 20

VISITA AO LABORATÓRIO

No dia 14 de Março, que é o Dia da Ciência, a nossa professora disse-nos que íamos visitar o laboratório de Física e Química para assistirmos a algumas experiências, que os senhores professores do 2º e 3º Ciclos tinham preparado para nós.

Ficámos muito contentes com a notícia.

Saímos da nossa sala situada no rés-do-chão do “bloco velho” e dirigimo-nos ao laboratório que fica no “bloco novo” da E.B.2,3/S de Carrazeda.

A primeira experiência que vimos, foi a seguinte: No interior do “bloco novo” puseram um fio preso, nas grades de protecção das varandas do 1º piso. Nesse fio colocaram uma garrafa de plástico, na horizontal, presa com dois arames. Depois um aluno do 10º ano colocou, dentro da garrafa, um líquido. De seguida com um isqueiro chegou fogo, através da rolha, a esse liquido e a garrafa deslizou pelo fio, com uma velocidade tal, que parecia um foguetão.

Depois disto entrámos no laboratório. Cheirava muito mal, cheirava a vinagre mas, lá nos habituámos àquele cheiro tremendo.

Num dos balcões podíamos ver uma experiência onde se faziam bolas saltitonas. Os alunos utilizaram água, vinagre e outros produtos com uns nomes muito estranhos.

Adicionavam esses produtos, em quantidades certas e resultava depois uma massa branca que moldavam formando assim uma bola, que saltava de verdade!



De seguida observámos como um ovo pode passar num recipiente de gargalo comprido em estreito. Colocavam um ovo cozido e descascado na “boca” desse recipiente. O ovo não passava. De seguida puseram dentro do recipiente algodão em chamas o ovo passou isto é, caiu para dentro do recipiente. Porquê? Porque com o calor o ovo mingou.



Isto estava a ficar divertido!


Outra das experiências a que assistimos foi como se faziam “pega-monstros”. Eram feitos com água, cola e um corante verde. Juntavam tudo num copo, mexiam com uma vareta, tiravam do copo, espremiam. O “pega-monstros” estava pronto. ( Esta foi a experiência onde nós mais interagimos e quase todos levamos um “pega-monstros” para casa).






Também vimos outra experiência em que colocavam num recipiente, um líquido cor-de-rosa, juntava-se-lhe um pouco de água e dentro do recipiente dava-se uma reacção e começava a sair de lá muita espuma.

Numa outra experiência, um professor entornou para um recipiente fermento e vinagre depois mexeu. Colocou na abertura do recipiente um balão que por sua vez começou a encher.

Havia outra experiência onde fizemos as nossas impressões digitais. Colocaram um recipiente numa máquina que dava ar quente. Tiravam e pousavam. Num papelinho, colocávamos o nosso dedo, indicador, com muita força. Punham o papelinho no recipiente algum tempo e quando o tiravam tinha lá a nossa impressão digital.

Agora é que vem a melhor. Entrámos numa sala escura. Um professor com uma caixa de peças fez um robô, ou melhor três. Dois deles andavam sem controlo remoto. Um seguia uma linha preta em cima de uma mesa o outro, andava num fio, que tinham colocado de uma parede à outra da sala, junto ao tecto. Este último, parava se puséssemos a mão à frente do sensor e passados 10 segundos começava a andar para o outro lado.

Um aluno mais crescido mostrou-nos outro robô que se colocava no braço e apanhava e pegava em objectos.

















Nessa mesma sala o professor mostrou-nos uma bola com características semelhantes a um ecrã da televisão. Esta bola fazia acender uma lâmpada florescente sem estar ligada a uma ficha eléctrica.



Por último vimos um vulcão em miniatura.

Uma professora deitou limalha de ferro para dentro do vulcão, adicionou-lhe um outro produto.













Mexeu um pouco e então começou a deitar uma espécie de lava incandescente como podemos observar na foto.












Gostámos muito de ir ao laboratório e ver todas aquelas experiências fantásticas.

Foi um dia espectacular!

Adorávamos poder repetir!


Trabalho elaborado pelos alunos do 4º ano de Carrazeda

Turma F

(Colaboração especial: Ana Filipa, Catarina, Joana, José Eduardo, Mafalda, Mariana, Rafaela e Tiago).

3 comentários:

josé alegre mesquita disse...

Foi uma pena que só os alunos de Carrazeda pudessem desfrutar. Os das aldeias vão esperar a sua vez.

Anônimo disse...

Foi muito educativo, só é pena os outros alunos do 1ºciclo não poderem participar.

Anônimo disse...

excelente parabéns