quinta-feira, dezembro 4

Exploração de textos

É bom ser educado

O meu texto fala que devemos ser educados.
Eu, quando chego a casa, dou um beijinho à minha mãe e aos avós. Quando vou para casa dou as “boas-noites” e digo “até amanhã”. Quando a minha mãe compõe o cabelo, eu digo-lhe, “estás muito bonita”. Nós, os dois, ficamos muito contentes. Quando me oferecem alguma coisa, eu digo-lhe, “obrigado” e por isso devemos ser bem-educados com as pessoas.

Ricardo 2.º ano Castanheiro

É bom estudar na escola

Muitos de nós somos ensinados a dizer “bom-dia” e boa noite a todas as pessoas da família. Mas também é agradável dizer "olá", quando chegas a casa, ou "já cheguei", em vez de perguntar logo o que há para comer. As palavras que utilizamos têm o poder de magoar o outro ou de os alegrar. Tenta ouvir o teu irmão ou os teus amigos em vez de os criticar. Tenta reparar quando alguém está bonito ou fez um bom trabalho. Se disseres à tua mãe “gosto dos teus olhos”, vamos ficar ambos muito contentes.

Tânia 2.º ano Castanheiro

Nenhum comentário: