segunda-feira, março 22

A cartola e o globo



Na casa mais alta da aldeia vivia um menino chamado Tomé. Todos os dias antes de ir para a escola Tomé admirava a sua cartola, pois queria levá-la com ele mas a mãe não deixava porque ainda era nova.
Quando Tomé ia para a escola a cartola conversava com o seu amigo globo que lhe mostrava o país onde eles estavam.
Um dia a cartola perguntou ao globo:
- Porque não me pões na tua cabeça, ficavas mais bonito!
- Mas eu nem tenho cabeça! – Respondeu o globo.
Pões em cima de ti, é como se tivesses és redondo e a cabeça das pessoas também! – Disse a cartola.
- Está bem! – Exclamou o globo, sorrindo. Então, ele colocou a cartola em cima da cabeça e foi buscar os óculos da mãe do Tomé para ficar mais bonito.
- Estou mesmo giro! – Comentou o globo.
- Já sei! Tive uma ideia! – Disse a cartola muito contente.
- Porque é que não vamos às compras! – Propôs a cartola.
- O globo perguntou:
- Mas tu tens dinheiro?
Ah! Esqueci – me disso! Mas tenho uma ideia para resolvermos isso! – Acrescentou a cartola.
O globo exclamou:
Diz lá qual é a tua ideia!
- Podemos ir trabalhar para um café e assim ganhávamos dinheiro.
- Boa ideia! – Acrescentou o globo.
E lá foram os dois muito contentes arranjar um emprego. Quando chegaram a casa começaram a ler livros e mais livros para aprenderem como se trabalhava num café.
Ao fim de dois meses tinham muito dinheiro e resolveram ir às compras.
Felizes e arranjados foram os dois às compras e até trouxeram um casaco novo ao Tomé.


Tatiana Dias
Turma E 4º ano

Nenhum comentário: