quinta-feira, abril 22

Escola EB2,3/ secundária ganha prémio e vai a Lisboa


No dia 20 de Março os alunos do 12º ano, turmas A, B e CPTIG foram à capital de Portugal visitar a Feira Internacional da Júnior Achivement (Já-Ye TRADE FAIR 2010 Lisbon). Esta teve lugar no centro comercial Colombo e contou com a participação de 30 países que deram a conhecer um pouco da sua cultura e o projecto que desenvolveram. Esta visita decorreu de um prémio ganho pelas turmas 12ºA/B com a criação de uma mini - empresa denominada 100% S.A. Este facto insere-se no programa “Aprender a Empreender” que envolve as turmas do 12º ano da nossa escola, é coordenado pela professora Alice Costa e conta com a ajuda do empresário Ferderico Lucas, que em regime de voluntariado, se desloca à escola e acompanha o desenvolvimento das duas mini -empresas da escola: a 100& S.A. e a CRZ innovation.
Das 125 escolas participantes, a nossa foi uma das seis premiadas, por conseguinte, os alunos Mariana Ribeiro e Rui Pedro Barata, representaram (e muito bem) nos dias 19,20 e 21 de Março a sua mini - empresa e a nossa escola na Trade Fair. Aí falaram aos diversos júris e visitantes da feira do projecto da 100% S.A., e é claro, falaram de Carrazeda de Ansiães, a vila transmontana de onde eram oriundos e até distribuíram alguns panfletos que a autarquia ofereceu. A professora Alice Costa acompanhou-os até à capital e em todas as tarefas que lhes foram propostas ao longo dos três dias.
Foi uma experiência gratificante e inovadora, permitiu -nos contactar com outros países, desde a Estónia, Reino Unido, Bélgica, Rússia, entre outros, conhecer diversos projectos e, acima de tudo, permitiu – nos concluir que afinal sempre vale a pena trabalhar e estudar pois vimos o nosso esforço e empenho premiados e elogiados.
Como refere Susana Fernandes, 12º B, “foi uma experiência nova que todos adoramos e esperamos no futuro conseguir entrar em mais eventos do mesmo género para assim divulgarmos o nosso serviço e as nossas ideias à sociedade portuguesa, visto que o nosso produto/serviço, visa melhorar um dos problemas que cada vez mais afecta os portugueses: o alcoolismo”.

Nenhum comentário: