terça-feira, junho 17

Visita de estudo a Bragança


No dia 13 de Junho de 2008, os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho de Carrazeda de Ansiães fizeram uma visita de estudo a Bragança.
Eram 5 autocarros da Nordestina e da Santos. Partimos às 8:30 horas, e chegámos lá às 10:30 horas.
No nosso autocarro ninguém vomitou.
Em Bragança estava calor, todos tinham os chapéus e T-shirts.
Fomos até ao parque Fervença para lanchar e para brincar um pouco.
Fomos à Casa da Seda, onde nos mostraram as borboletas e como as lagartas se transformam nelas. Também vimos como se fazem os tecidos.
De seguida fomos para o Museu da Ciência Viva. Lá podíamos jogar ao jogo dos ecopontos, jogo dos terramotos, jogo da energia eólica (tínhamos de soprar nas ventoinhas para as velas acenderem), o jogo do sistema solar, o jogo da poupança de energia, o jogo para matar bactérias e o jogo para viajar por Portugal. Foi pena dois jogos estarem avariados.
Vimos vários objectos reciclados: caneta de plástico reciclado, porta-lápis de pneus… Uma das actividades educativas era a das perguntas sobre o ambiente.
Fomos almoçar ao parque do castelo. Comemos arroz à Valenciana. Também havia poucas sombras. Acabámos de almoçar, descansámos um pouco e dirigimo-nos ao Museu do Abade Baçal tinha muitas coisas antigas: pratas, baús, mesas, camas quadros, santos, moedas, documentos e coches. Havia uma capela onde o bispo rezava a missa.
No museu da mascara e do traje que ficava no Castelo, vimos fatos e máscaras portugueses e espanhóis. A professora disse que o Tiago assim perdia o medo.
Entretanto fomos para o Castelo. Entrámos. Lá era tudo muito confuso com vários caminhos e escadas e logo à entrada havia canhões, também havia uma placa com os nomes dos mortos da primeira guerra. Alguns ainda visitaram o Museu Militar.
Lanchámos no parque do Castelo e brincámos um pouco. Alguns ficaram de castigo, porque foram desobedientes.
Por volta das 17:00horas saímos de Bragança e chegámos às 19:00horas. Cantámos os parabéns ao Jorge Esteves que fez onze anos.
Foi uma visita divertida e educativa que queremos repetir!

EB1 de Pombal
Turma J1

Nenhum comentário: