quinta-feira, março 19

Articulação Pré- Escolar/ 1º Ciclo

Uma tarde no Jardim

Ontem, dia doze de Março, foi o dia de articulação entre o Jardim-de-infância e a nossa escola. No primeiro período vieram as meninas do Jardim à Escola dos Grandes, ontem fomos nós à escola dos pequeninos. Começámos por ouvir uma história que a professora Isabel nos leu e que se chamava: «O Nabo Gigante».
A história falava-nos dum casal de idosos que vivia numa quinta e tinham: seis canários, cinco gansos, quatro galinhas sarapintadas, três gatos pretos, dois porcos e uma vaca forte.
Quando chegou a Primavera eles decidiram fazer as sementeiras. Semearam: ervilhas, batatas, feijões, cenouras e um nabo.
Certo dia de Outono, resolveram ir arrancar o nabo. Como não conseguiram, pediram ajuda a todos os animais da quinta. Mesmo assim não conseguiram.
Então, tivemos de os ajudar nós. E como?
Começámos por nos dividir em três grupos. Cada um recebeu uma folha com pistas onde havia problemas a resolver, para descobrir o enigma que iria ajudar o casal. Procurámos no jardim, na sala, na casa de banho e finalmente chegámos ao refeitório. Aí descobrimos o enigma: um ratinho que os ajudou a arrancar o nabo. Depois a senhora fez uma sopa muito saborosa com todos os legumes e todos comeram. Nós gostámos muito desta história e no fim quisemos dramatizá-la. Achámos esta actividade muito engraçada e concluímos que no Jardim-de-infância não se brinca apenas, também se aprende muita coisa.
Click to play this Smilebox slideshow: Articulação- Vilarinho
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

Nenhum comentário: