sexta-feira, novembro 16

Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica baseia-se numa alimentação equilibrada que se caracteriza por ser:
- rica em fibras, gorduras monoinsaturadas, minerais, vitaminas, proteínas de origem vegetal e hidratos de carbono, através do consumo abundante de frutas, cereais e legumes;
- moderada em gorduras poliinsaturadas e proteínas animais, através do consumo moderado de alimentos animais tais como o peixe e a carne de aves e porco;
- pobre em gorduras saturadas, sendo que o azeite é a sua principal fonte de gordura. Este tipo de alimentação é também peculiar a nível da confecção dos alimentos, sendo que os pratos preparados apesar de conterem muito pouco sal, são muito apaladados devido à utilização de uma vasta diversidade de Ervas e Especiarias.
Este tipo de regime alimentar ajuda a prevenir alguns problemas de saúde, tais como: a hipertensão, os elevados níveis de colesterol sanguíneo e as doenças cardiovasculares.
Carapaus Assados com Batata Doce

Ingredientes:Para 4 pessoas
1 kg de carapaus
1 kg de batata doce
azeite
vinagre
alho
salsa
colorau q.b.

Confecção:
Assam-se nas brasas ou na grelha.
Faz-se um molho com o azeite, vinagre, alho, salsa picada e colorau.
Mistura-se tudo muito bem e em cru.
À medida que os carapaus saem do lume, passam-se por este molho, dispondo-os numa travessa. À volta, põem-se batatas doces cozidas, às rodelas.
Rega-se tudo com o resto do molho e serve-se ainda quente.

Doce de Amêndoa

Ingredientes:
500 g de açúcar
3 dl de água
350 g de amêndoa pelada e ralada
10 gemas de ovos
1 pau de canela
1 dl de licor de amêndoa amarga
canela em pó q.

Confecção:
Leve o açúcar, a água e o pau de canela ao lume, até obter ponto de fio fraco.Retire do lume e adicione-lhe aos poucos a amêndoa ralada e o licor.Dissolva bem e mexa com uma colher de pau.Deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas previamente batidas com um garfo.Leve de novo ao lume até engrossar, mas sem deixar ferver.Retire do lume e verta numa taça.Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com canela.Sirva frio.
Creme de Couve-Flor com Queijo

Ingredientes:
1 couve-flor grande
1 litro de caldo de galinha
40 g de manteiga
30 g de farinha
2,5 dl de leite gordo
2 gemas de ovos
50 g de queijo parmesão ralado
sal q.b.
pimenta branca moída na altura q.b.

Confecção:
Elimine as folhas exteriores da couve-flor e coza-a, voltada para baixo, com água fervente.Retire-a, escorra-a e separe os raminhos dos seus talos, desprendo-os também do talo principal que, tal como os talos mais pequenos, deverá reservar.Em seguida prepare o bechamel, derreta a manteiga num tacho, junte a farinha, mexendo energicamente com uma colher de pau, para evitar que se formem grumos, dissolva com o leite quente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo sempre.Passe os talos da couve-flor pelo passe-vite, e junte-os ao bechamel.Dilua o molho bechamel com o caldo quente e deixe cozer durante 25 minutos, em lume brando, mexendo frequentemente.Antes de retirar o creme do lume, incorpore as gemas de ovos e os raminhos de couve-flor, mexendo cuidadosamente.Deite o creme numa terrina, polvilhe com o queijo e sirva de imediato.
(Pólo de Pombal - turma J)

Nenhum comentário: